Informações Regulatórias

Voltar

Em fevereiro bandeira seguirá verde para consumidores

Aneel - Fevereiro | 2018

A bandeira tarifária para o mês de fevereiro permanecerá verde sem custo para os consumidores. O acionamento desta bandeira indica a manutenção das condições favoráveis de geração hidrelétrica no Sistema Interligado Nacional. Apesar da bandeira verde é importante que os consumidores mantenham as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício de energia elétrica.

Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

O mecanismo tarifário eleva o custo da eletricidade em momentos de escassez de geração no sistema, quando são acionadas as bandeiras amarela ou vermelha. Segundo a Aneel, a bandeira verde vista em janeiro continuará em vigor no próximo mês devido à "manutenção das condições favoráveis de geração hidrelétrica".

A Reuters publicou no início do mês que especialistas têm previsto a possibilidade de a bandeira tarifária seguir verde ao longo de todo o primeiro trimestre, em meio a um regime de chuvas positivo na região dos reservatórios hidrelétricos desde o final de 2017.